Vamos conversar um minutinho sobre amizade feminina?

Atualizado: 22 de Out de 2018


Por: Juliana Pereira Cari


Mas não uma fala rasa, sobre emprestar roupas ou ficar horas conversando nas redes sociais. Gostaria de uma conversa mais profunda sobre um assunto tão importante, necessário e muito interessante.


Quando eu pergunto se existe amizade entre mulheres você rapidamente me responde que isso é óbvio e até acha tal questionamento um tanto estranho. Mas o que eu quero mesmo saber é se existe de fato a sororidade. Sororidade? Sim, uma palavra talvez um pouco desconhecida, mas que merece uma atenção nesse momento. Te convido então para conversarmos sobre isso. Você vai amar! Vamos lá?


A sororidade, de forma simples, é a união entre nós mulheres. Mas é uma união de verdade, sabe? Sem julgamentos. É saber respeitar as escolhas da outra, é não disputar ou estimular a rivalidade, é não reforçar estereótipos ou reduzir outra mulher, é agir com respeito e admiração, é ter empatia, é nos apoiarmos e nos tratarmos como irmãs. Isso é importante? Ah, é sim! Fomos educadas em uma sociedade extremamente machista e muitas de nós ainda não se deram conta disso. Fomos ensinadas a “se arrumar para outra mulher” e não para nos sentirmos bem com nós mesmas. Fomos ensinadas a nos comparar com outras mulheres, principalmente fisicamente, sem nos darmos conta de cada particularidade nossa, sem nos atentarmos a cada pedacinho do nosso corpo, que nos tornam únicas!


Sabe o que devemos fazer umas as outras? Mostrar que o fato de outra mulher ser linda não significa que você não é. E quando colocamos esse pensamento em prática dá um alívio minha amiga, a gente passa a se amar de verdade, a se valorizar. E tem mais, nós não temos que ser bonita como a outra, nós temos que ser bonita como nós mesmas, vamos valorizar aquilo que mais gostamos em nós e eu não falo só fisicamente não. Pensa aí no quanto você é inteligente, no quanto você é batalhadora, forte, perseverante nos seus sonhos. Viu, amiga? Temos muitos adjetivos, não vamos nos prender apenas em alguns poucos.


Outra coisa, ser amiga é entender também que a outra nem sempre vai atender nossas expectativas. Temos esse defeitinho, né? De criar uma imagem do outro e esperar que ele cumpra aquilo que criamos. Temos que saber que nem todas as mulheres querem se casar, ter filhos, ter cabelo comprido, ser magra, gostar de rosa, ser delicada, usar salto alto... E tudo bem! Nós entendemos, cada mulher é um universo de características que a fazem única, olha que legal!


A amizade entre nós é mais que emprestar uma roupa, como disse no início da nossa conversa, ou de curtir as fotos nas redes sociais e escrever “linda” ou “arrasou!”. A amizade entre nós é incentivar, é mostrar que a outra é capaz, é cuidar. E cuidar de outra mulher é, sem perceber, cuidar de nós mesmas. Não estamos competindo entre nós. Nós todas somos lindas, inteligentes, capazes, fortes e somos bem melhores juntas do que como rivais. Praticar a sororidade é legal, não é? Vamos levantar outras mulheres, vamos ensinar isso a nossas mães, avós, irmãs, amigas, filhas.


“O meu brilho não ofusca o seu e o seu brilho não ofusca o meu”. E sabe o que seria melhor nisso tudo? Brilhar muito mais se estivermos juntas! Venho aqui como amiga de todas vocês, leitoras, e deixo meu recado: seja a mulher que você deseja ser! Ame suas particularidades, elas que fazem você ser quem você é: ÚNICA!

Isso, para mim, é amizade entre mulher!


Por: Juliana Pereira Cari


20 visualizações

RECEBA MEUS EMAILS

© 2023 por Coisas Encantadoras. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Black Facebook Icon
  • Black YouTube Icon
  • Black Instagram Icon